Hipnose Ericksoniana

Hipnose Ericksoniana

Hipnose é um procedimento no qual um profissional da saúde ou um pesquisador sugere para um cliente, paciente ou um subjugado que experimente mudanças em sensações, percepções, pensamentos ou comportamentos.

O contexto hipnótico é geralmente estabelecido por um procedimento de indução. Apesar de existirem muitas formas diferentes de indução hipnótica, a maioria inclui sugestões para relaxamento, para acalmar ou ter sensação de bem-estar. Instruções para imaginar ou pensar em experiências agradáveis também são comumente incluídas em induções hipnóticas.

As pessoas respondem à hipnose de maneiras diferentes. Algumas respondem facilmente e outras menos. Algumas descrevem a experiência como um estado alterado de consciência, outras como um estado normal de atenção focada no qual se sentem muito calmos e relaxados. Independentemente de como e em qual grau elas respondem, a maior parte descreve que a experiência é muito agradável.

Pessoas acima dos 60 anos sempre entram em transe. A habilidade de uma pessoa para experimentar sugestões hipnóticas pode ser inibida por medo e preocupações sobre alguns preconceitos comuns.
Ao contrário de algumas descrições sobre hipnose em livros, filmes ou na televisão, pessoas que são hipnotizadas não perdem o controle sobre o seu comportamento. Elas tipicamente permanecem conscientes sobre quem são e onde estão e, a menos que seja sugerida uma amnésia, elas usualmente se lembram do que transcorreu durante a hipnose.

A hipnose torna o caminho mais fácil para que as pessoas experimentem sugestões, mas não as forçam a ter essas experiências.

Deixe um comentário