PDHS – Programa de desenvolvimento humano sustentável

Desenvolvimento de Competências Múltiplas e a Formação Geral na Base da Educação corporativa para geração de resultados.

 

O mundo do trabalho, como a vida e tudo que nos cerca, tornou-se mais complexo. Vive-se a cada dia mais inundado de informações. O conhecimento produzido pela humanidade cresce a passos cada vez mais acelerados, o mundo se torna cada vez mais especializado e as especializações são úteis para a o mundo do trabalho cada vez por menos tempo.

 

Se há cinquenta anos, os conhecimentos adquiridos em um curso universitário poderiam ser suficientes por décadas para o exercício do trabalho na sociedade, nos dias de hoje isso não é mais verdadeiro.

 

Nos dias atuais, grande parte dos egressos das universidades brasileiras tem dificuldade em conseguir espaços de trabalho com apenas as competências e os conhecimentos técnicos específicos adquiridos na universidade, uma vez que se tornam ultrapassados muito rapidamente. Retornar aos espaços de formação e atualizar esses conhecimentos e competências técnicas se torna necessário em intervalos de tempo cada vez menor.

 

Em complemento às competências e conhecimentos técnicos, existem múltiplas habilidades a serem desenvolvidas e estimuladas. Podem-se destacar entre elas: capacidade de comunicação oral e escrita, capacidade para lidar com situações novas e desconhecidas, capacidade de liderança e de trabalhar em equipe, capacidade de lidar com situações complexas e o enfrentamento de situações problemas.

 

Nesses novos tempos em que vivemos, o espaço de formação geral e do desenvolvimento de competências múltiplas se constituem em requisitos de formação universitária essenciais. No entanto, são pouco explorados ou inexistentes nos currículos típicos dos cursos.

 

Um conjunto importante de competências, habilidades e qualidades, transversais às competências técnicas, juntamente com uma formação geral com fortes bases conceituais são cada vez  mais centrais na formação dos estudantes nas universidades. Esses dois eixos são fundamentais na  formação universitária necessária no mundo do trabalho do século XXI e são abordados neste programa de desenvolvimento humano sustentável.

 

Iniciamos com a apresentação do modulo desenvolvimento de competência e habilidades gerais. Em seguida, estudaremos os impactos dos relacionamentos interpessoais seguidos dos módulos de comunicação, liderança situacional, programação neurolinguistica e desenvolvimento de equipes. Conclui-se com a apresentação de direções que julgamos importantes de serem implementadas para desenvolvimento da Educação corporativa. Agrupamos em quatro grandes classes essas competências, habilidades e qualidades de âmbito geral e profissional, mas não específicas de nenhuma carreira ou profissão que são competências essenciais e transversais à toda formação e vida de aprendizagem de todos as pessoas que buscam fazer a diferença nos seus ambientes seja familiar, social ou profissional, conforme descritas a seguir:

 

  1. Competências de educação permanente: preparar pessoas para assumir a responsabilidade pela contínua formação, desenvolvimento pessoal e profissional para o convívio numa sociedade de aprendizagem ao longo de toda a vida.

 

  1. Competências sociais e interpessoais: preparar pessoas para o convívio social e interpessoal na vida em geral e nas organizações, orientada para os valores humanos, o trabalho em equipe, a comunicação, a solidariedade, o respeito mútuo, a criatividade;

 

  1. Competências técnico-científicas: preparar pessoas com capacidade para transformar conhecimento científico em condutas profissionais e pessoais na sociedade, relativas aos problemas e necessidades dessa sociedade;

 

  1. Valores humanísticos: Preparar pessoas para a postura reflexiva e analítica dimensão social e ética que envolve os aspectos de diversidade étnico-racial e cultural, gêneros, classes sociais, escolhas sexuais, entre outros.

 

Esse conjunto de competências deverá despertar as vocações para a ciência e, infundir, também, naqueles que se encaminham para as carreiras profissionais, uma mentalidade voltada para a investigação, desenvolvimento pessoal e profissional.

 

Na sequência, são apresentadas as competências, habilidades e qualidades gerais encontradas na grande maioria das diretrizes curriculares dos cursos de graduação aprovada pelo Conselho Nacional de Educação, agrupadas nas quatro classes descritas acima.