PDHS – Programa de Desenvolvimento Humano Sustentável

Desenvolvimento de competências múltiplas e a formação geral na base da educação corporativa para geração de resultados.

O dia a dia no trabalho, na vida pessoal e em tudo que nos cerca, tornou-se mais complexo. Vivemos inundados de informações. O conhecimento produzido pela humanidade cresce a passos cada vez mais acelerados.

Nos dias atuais, grande parte dos egressos das universidades brasileiras tem dificuldade em conseguir espaços de trabalho com apenas as competências e os conhecimentos técnicos específicos adquiridos na universidade, uma vez que se tornam ultrapassados muito rapidamente. Retornar aos espaços de formação e atualizar esses conhecimentos e competências técnicas se torna necessário em intervalos de tempo cada vez menores.

Em complemento às competências e conhecimentos técnicos, existem múltiplas habilidades a serem desenvolvidas e estimuladas. Podem-se destacar entre elas: capacidade de comunicação oral e escrita, capacidade para lidar com situações novas e desconhecidas, capacidade de liderança e de trabalhar em equipe, capacidade de lidar com situações complexas e o enfrentamento de situações problemas.

Um conjunto importante de competências, habilidades e qualidades, transversais aos conhecimentos técnicos, juntamente com uma formação geral com fortes bases conceituais são cada vez  mais centrais na formação dos estudantes nas universidades. Esses dois eixos são abordados neste programa de desenvolvimento humano sustentável.

Agrupamos em quatro classes essas competências, habilidades e qualidades de âmbito pessoal e profissional, conforme descritas a seguir:

  1. Competências de educação permanente: preparar pessoas para assumir a responsabilidade pela contínua formação, desenvolvimento pessoal e profissional para o convívio numa sociedade de aprendizagem ao longo de toda a vida.
  2. Competências sociais e interpessoais: preparar pessoas para o convívio social e interpessoal na vida em geral e nas organizações, orientando-as para os valores humanos, o trabalho em equipe, a comunicação, a solidariedade, o respeito mútuo, a criatividade;
  3. Competências técnico-científicas: preparar pessoas com capacidade para transformar conhecimento científico em condutas profissionais e pessoais na sociedade, relativas aos problemas e necessidades dessa sociedade;
  4. Valores humanísticos: preparar pessoas para a postura reflexiva e analítica sobre a dimensão social e ética que envolve os aspectos de diversidade étnico-racial e cultural, gêneros, classes sociais, escolhas sexuais, entre outros.

Esse conjunto de competências deverá despertar as vocações para a ciência e infundir, também, naqueles que se encaminham para as carreiras profissionais, uma mentalidade voltada para a investigação, desenvolvimento pessoal e profissional.

Também serão apresentadas as competências, habilidades e qualidades gerais encontradas na grande maioria das diretrizes curriculares dos cursos de graduação aprovada pelo Conselho Nacional de Educação, agrupadas nas quatro classes descritas acima.