O QUE DETERMINA A FELICIDADE?

O QUE DETERMINA A FELICIDADE?

Para um bom entendedor uma vírgula basta. Segundo os pesquisadores da era moderna, como Martin Seligman e Sonja Lyubomirsky, desenvolvedores da Psicologia Positiva, o grande esforço de todo ser humano é encontrar a felicidade, mesmo que esse encontro se torne cada dia mais difícil de acontecer pois poucos sabem onde ela está.

Sonja escreve no seu livro “A Ciência da Felicidade” que não vamos conseguir encontrar o que não está fora do sistema encéfalo, ela aponta a importância do entendimento sobre o verdadeiro significado da felicidade e mostra caminhos para que possamos alcançá-la de forma perene e dar um novo start para nossa vida.
Está muito bem pontuado na pesquisa científica realizada por esses pesquisadores que todos nós nascemos com o gene da felicidade, ele representa 50% do nosso potencial de ser feliz, nascemos prontos. Todos somos capazes de ser felizes, basta entender o funcionamento da nossa mente e conquistar os outros 50% que falta.
Desse total, 10% são representados por sentimentos, tais como, nascimento de filhos, casamento, formatura ou aquele emprego que você tanto sonhou, sendo que logo depois que você conquista é tudo de bom, mas geralmente no máximo em dois anos você já perdeu o encanto e sua felicidade não é a mesma do dia da conquista.

Os 40% faltantes são representados pelos atos intencionais que você pratica seja na sua igreja, no seu clube de serviço, nas suas amizades, o importante é que esse percentual vai te mostrar o quanto você pode fazer por você. Uma das alavancas da felicidade é o pensamento positivo, caso você não consiga tornar isso um hábito certamente sua felicidade ficará comprometida.

Na antiga Grécia a felicidade já era tema de debates; a felicidade para Platão consistia em praticar o bem baseado na ética, isto é, na utilização de princípios que causassem ações de efeitos positivos; a felicidade também era considerada o objetivo de todos os seres humanos.
Na obra “Ética a Nicômaco”: “Aristóteles entende que a felicidade é a finalidade das ações humanas, defende ainda que a felicidade é o maior bem desejado por todos os homens. A base filosófica no tocante a felicidade é muito bem fundamentada e traz uma reflexão profunda quanto seu verdadeiro significado” (Aristóteles, 1973, p. 249).

Focar nos 40% é a melhor estratégia para conquistar a felicidade, mudar o conceito de que ninguém é feliz e que apenas existem momentos felizes, isso é um MITO.

Você pode, eu posso, todos nós podemos ser felizes e conquistar um lugar ao sol.

(foto: freepik)

Cante a música do JOTA QUEST, O SOL.

Deixe um comentário