UMA ANÁLISE SOBRE O COACHING

UMA ANÁLISE SOBRE O COACHING

O entendimento claro do significado do coaching é que, realmente, funciona. O coaching é uma ferramenta poderosa que foi desenvolvida com propósito de ajudar pessoas que buscam atingir a excelência nas suas atividades, nos seus negócios e na vida pessoal.

Tenho atendido pessoas dos mais diversos segmentos usando uma abordagem eficiente e eficaz.
COACHING é a metodologia usada pelo profissional, o COACH, que por meio de um processo baseado em valores, recursos, crenças e metas estimula o cliente, COACHEE, a pensar, mergulhar no seu interior encontrar respostas para as perguntas inteligentes feitas sem indução e sem aconselhamento.

É importante ressaltar que todas as atividades têm dois lados, os bons profissionais e os “pseudo” profissionais que em muitos momentos maculam metodologia, não produzem os resultados e, quando menos esperamos, percebemos que todos são jogados de forma generalizada na mesma vala sem uma análise criteriosa de quem usa a ferramenta com base em estudos e formações e de quem engana.

Tenho uma leitura clara sobre alguns profissionais que atuam na área do coaching, que fazem prosélito e promessa de milagre, isso me deixa triste, porém não faz parte da nossa performance atirar pedras. Acredito que cada um escolhe o caminho a seguir e como a atividade não tem uma regulamentação cada um faz aquilo que lhe apraz.

O mundo do coaching não é diferente das demais áreas, temos pessoas mal intencionadas em todas elas, da medicina ao direito, do agricultor ao engenheiro, cada um tem seus valores e suas crenças, ninguém é igual a ninguém, por isso os profissionais são diferentes e agem de forma diferente.

Para iniciarmos um processo de COACHING é indispensável a figura do COACHEE, o cliente, que representa a pessoa mais importante dentro da estrutura, o segundo papel mais importante é o do COACH que aplicará a metodologia da forma ética, usará todas as técnicas para acessar os estados de empoderamento do seu cliente.
Em seguida nos deparamos com a META que deverá ser uma escolha pessoal do COACHEE sem qualquer participação do COACH. Quando isso ocorre com a interferência do profissional perde a eficácia, deixa de ser um processo de coaching e passa a ser um processo de consultoria ou aconselhamento.

É no momento de definir a meta que muitos profissionais perdem-se e começam a dar indicadores do que deve ou não deve, tenho percebido que os processos de coaching no Brasil se transformou numa miscelânia, alguns profissionais misturam técnicas e oferecem algo que não conseguem entregar.

Quando começamos a criar coaching de várias coisas, estamos indiretamente descaracterizando o coaching, o COACH não vende soluções, ele usa a ferramenta para potencializar aquilo que você quer, trabalha a sua meta seja qual for a área, quem define o que quer não é o profissional mas, sim, o COACHEE, o profissional apenas desenvolve novas estratégias para levá-lo ao estado desejado, a META.

Com tantas abordagens existentes no mercado nossa mente chega a sentir-se confusa, e, muitas vezes, surge a pergunta, será que preciso contratar um COACH para cada uma das áreas que preciso melhorar?
A resposta é não, lembre-se que o cliente é o ator principal nesse tabuleiro, a meta é dele, é ele quem elege a ordem de prioridade.

Cada um é livre para escolher o profissional e quando você contrata um COACH ele tem por obrigação trabalhar aquilo que você decidiu, a decisão é sua.

Como profissional vou usar a ferramenta para te levar ao seu estado desejado, para isso é necessário descobrir onde você está para desenvolver o caminho para alcançar sua meta, você pode estar mais perto do que imagina, mas é você que vai descobrir.

 

(foto freepik)

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