A INEVITÁVEL MUDANÇA

A INEVITÁVEL MUDANÇA

As mudanças não têm fronteiras, elas batem, constantemente, na porta de todos. Alguns vão ficar bem quietinhos e esperar passar, quando abrirem a porta o máximo que irão colher será a poeira da mudança carregada de inovação.

Todo processo de mudança nasce da mente humana, desenvolve-se de acordo com o mapa mental de cada um. Entender a necessidade de superar seus próprios limites é ser empreendedor e acreditar que nada pode ser instrumento de estagnação para quem busca ser melhor.

O mundo moderno traz uma série de novidades das quais não fomos preparados durante a nossa infância para conviver com elas, mesmo assim, aos poucos vamos entendendo o processo e nos libertando dos velhos hábitos para lidar com o novo. A mudança é inevitável e muitas coisas precisam ser mudadas de forma planejadas para não gerar um choque cultural.

Decisão é uma palavra que precisa ser usada como instrumento de mudança, quem não decide não muda, e quem muda é por uma decisão e, por ter certeza, que colherá os frutos da mudança.

Tenho um amigo advogado que ainda não aprendeu usar o computador, faz suas petições na máquina de escrever e seu filho digita no computar para atender as exigências dos processos digitais. Conversando com ele há alguns dias ele me disse que está aprendendo a digitar e a preparar seus arquivos, mas que existe uma urgência pois seu filho teve Covid19 e ele tinha alguns recursos para protocolar e não lhe restou outra alternativa senão contratar uma pessoa para ajudá-lo na tarefa.

Um exemplo que mostra que permanecer aonde está pode ser a mais poderosa estratégia de retroceder no tempo por deixar de fazer o que precisa ser feito ou por não dominar os avanços da tecnologia. A mente humana vem evoluindo de forma assustadora, as invenções nem são muitas, afinal, não é necessário reinventar a roda, mas precisamos inovar para que a roda tenha a mesma finalidade com recursos e funções cada vez mais diversificados.

O homem, ao longo de décadas, agiu como se a água do rio fosse sempre a mesma; agora entende que não consegue pisar no mesmo rio por duas vezes, reconhece que os smartphones são uma inovação e que é necessário aprende lidar com eles, que as redes sociais vêm escravizando muita gente, mas que em muitas situações elas são indispensáveis para quem faz uso delas para alavancar seus negócios ou trabalho.

O tempo passou, as coisas mudaram, e muita gente quer continuar como era antes. Fui apresentar um plano de negócio para um cliente e ele disse que seu pai montou uma empresa que teve sucesso sempre e que nunca precisou disso, eu argumentei que eram tempos diferentes e que hoje o plano de negócio aumenta de forma considerável as possibilidades de acertos. Ele concordou com a minha teoria, mas na hora de implementar seu negócio fez de forma que seu pai fez 60 anos atrás.

Logo nos primeiros 90 dias me procurou e disse que estava tendo dificuldades de fazer gestão no modelo que estava trabalhando, perguntei se estava seguindo o plano de negócio ele disse que não, foi assim que descobriu a necessidade de seguir o plano de negócio e desenvolver estratégias para alcançar os resultados que queria.

Enfim, mude antes que a vida tenha que mudar você, muitos são obrigados a mudar de emprego, mudar de o padrão econômico, mudar de cidade, tudo por não entender que nos dias atuais é fundamental fazer as adequações necessárias para superar as adversidades que surgem no caminho.

Seja firme no propósito de que o conhecimento é a porta de entrada para a garantia de sucesso do seu empreendimento, seja ele qual for.

foto: freepik

Deixe um comentário